Três Mosqueteiros

Minha Vida com os Trigêmeos

The Rain Gutter Literacy Revolution

Complementando o post anterior, aí vão algumas dicas para quem se aventurar.

1) Fixamos as prateleiras na altura dos olhos e das mãos das crianças! Nada de ter que pedir para alguém pegar esse ou aquele livro, a idéia é que as crianças olhem, se interessem, peguem e se entreguem à leitura!

2) Procuramos manter as prateleiras sempre organizadas. Os meninos já aprenderam a arrumá-las e após a leitura ou quando tem algum livro jogado já guardam no lugar.

3) Uma vez por semana faço uma limpeza e troco alguns livros. Percebi que deixar livros novos sem avisar de vez em quando faz com que eles estejam sempre atentos às prateleiras procurando por novidades  (pode ter surpresas!).

4) Procuro selecionar os livros que a criançada terá acesso, afinal zelo pelo nosso patrimônio… Livros caros, com aquelas folhas que parecem de seda de tão fininhas e frágeis (acreditem, há livros para crianças assim!) são de acesso restrito. Estes ficam guardados em outro lugar e são degustados somente com a supervisão de um adulto.

5) O local de instalação também é importante. Não tem sentido guardar os livros das crianças num local pouco frequentado por elas. É interessante também que seja próximo ao local da leitura e que o local seja arejado, limpo, iluminado… Se a criança pegar o livro num ambiente e tiver que sentar para ler em outro lugar, vai ficar desmotivada. Além disso, sua capacidade de comparar histórias, articular de idéais e sentir o prazer imediato da leitura serão prejudicados. Por outro lado, a falta de espaço não é motivo para não tentar. Acho que as prateleiras dão certo até mesmo num corredor da ala íntima da casa. Sem falar que fica lindo! Aqui, preferimos deixá-los na sala de brinquedos. Com o passar dos anos, os livros podem migrar para o canto de estudo ou para a biblioteca da casa.

Em breve, outra idéia em construção: a primeira mesa de trabalho do trio! Aguardem…

Anúncios

3 Comentários»

  Monica wrote @

Vc conhece esse blog? : http://ostrigemeos.blogspot.com/
O pai fez uma mesinha super legal para seus tri qdo eram pequenos. Tem até o desenho em algum post antigo. Vale a pena dar uma olhada! Abração!!

  Chris wrote @

Monica, claro que conheço! Quem não conhece a família corajosa do Octávio? São, sem dúvida, inspiradores!
Sou fã daquela mesinha! Mas os mosqueteiros já estão grandes para ela. O projeto daqui é mais simples, tipo bancada na parede.

Bjs e obrigada pelas visistas e comentários!
chris

  Uli wrote @

Olá Chris!!! Agora sim terminei de tirar minhas dúvidas…rsrsrs Na escola que o trio irá estudar a biblioteca funciona assim…a idéia é mesmo muito bacana. Estou levando o meu escritório para fora da casa, será lá no anexo e aí vou liberar este cômodo para o trio estudar e brincar… com certeza farei as prateleiras pra expor os livros de frente. Farei de pvc…achei uma graça.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: