Três Mosqueteiros

Minha Vida com os Trigêmeos

O tempo e o blog

Tenho pensado em tornar o blog privado, mas aí eu me lembro de como me senti quando, multigrávida, encontrei blogs sobre múltiplos e rapidinho desisto de desistir do blog. Sei que um dia vou acabar fazendo isso, mas por enquanto ainda curto muito esse espaço.

A verdade é que o que me angustiava quando eu corria pra internet já não me angustia mais. Me encanta mas não me põe medo, ainda me surpreende mas já não me assusta.

Quando vi o trabalho do fotógrafo chinês Gao Rongguo, que mostra como o tempo torna gêmeos idênticos diferentes, parei para pensar mais sobre a função do blog. Encontrei ali exatamente o que me faria parar de registrar publicamente o que acontece com os meus meninos: conforme eles vão crescendo vão deixando se ser múltiplos e se tornando apenas irmãos, pelo menos pra nós pais, porque com a independência que vão adquirindo vão se tornando tão, mas tão diferentes, que aquele tumulto inicial, aquela vida doida, aquela linha de produção montada aqui em casa, essas coisas vão se transformando.

E aí, o blog que tinha como objetivo inicial relatar uma experiência incomum, dar dicas e acolher multimães assustadas, acabou se tornando um diário… e é aí que o bicho pega porque os registros são deles e está ficando cada vez mais difícil ficar à vontade para postar algo das vidinhas deles. Definitivamente não é certo, não publicamente e principalmente se for feito por mim e não por eles próprios.

Penso, por exemplo, nos trabalhos de Danah Boyed que discute bem (Social Privacy in Networked Publics: Teens’ Attitudes, Practices, and Strategies) a questão da privacidade de ontem, de hoje e de amanhã. Tento acompanhar discussões desse tipo, mas continuo sem saber o que fazer. Fechar o blog e deixar um monte de multimães sem uma visão otimista da criação de múltiplos? Continuar registrando algumas coisinhas da vida deles? Criar um Face pra cada um e deixar que cada um administre a sua conta?

São só pensamentos, vou manter o blog por mais um tempo até saber o que fazer e como fazer. Só espero que seja antes dos meninos atingirem a idade dos chineses das fotos do Rongguo…

*******

Há quem diga que minha hesitação em fechar o blog seja a negação do fato de que estão crescendo, de que não tenho mais tanto controle sobre eles, de que não são mais aquelas três bolinhas com as mesmas necessidades, interesses, escolhas e destinos… sim, verdade que dói. É, tá chegando a hora de mudar o tresmosqueteiros.wordpress.

Anúncios

4 Comentários»

  roberiobrandaoka wrote @

Chris, que impressionante você traduziu um sentimento que apareceu em mim desde que o trio completou três anos. Hoje escrevo e deixo as postagens no rascunho, como se fosse um segredo “nosso”. E sei que ainda ajudo outras mães de múltiplos, muito mais com as postagens do primeiro ano, mas estas chegam com mais perguntas por email e assim conseguimos nos ajudar. Uma sugestão é que vc crie outro blog continuaçao deste privado, e deixe este aberto porque ele me ajudou e ajuda muito, e portanto continuará a ajudar outras mães. Eu vou morrer de saudades se isto acontecer porque amo os seus textos e seus mosqueteiros são cheios de alegria, mas entederei vc perfeitamente. Tri-beijinhos da teka – mãe dos trigêmeos de natal.

  Desirée Lima Tapajós wrote @

Cris tenho sentindo isso todos os blogs de múltiplos estão se fechando, muito triste isso, entendo vcs com relação a privacidade e eu também não sei o tempo fará eu fazer isso também.

Se vc realmente fechar irei ficar muito triste pois adoro ler seus relatos, mas como a teka irei entender.

Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

  Uli wrote @

Nossa eu pensei em falar a mesma coisa que a Teka. rsrs Realmente vejo o meu blog como um espaço de utilidade pública rsrs sei que ajudo muitas mães, elas sempre vêem falar comigo sobre isso, dicas importantes que encontraram ali e vejo no seu a mesma coisa. Na minha época, encontrei ajuda com muitas dicas no falecido orkut, mas no blog podemos dar mais detalhes. Ele é muito importante!
Você poderia encerrar ele e deixá-lo no ar. Siga com um privado apenas para eles no futuro terem um registro maior de vida. Acho que uma hora farei isso tbm!

Bjs! Uli

  Julia Hipolito wrote @

Oi Chris, eu também já me questionei sobre isso inúmeras vezes, pois inevitávelmente o meu blog se tornou um diário, e mais, eu tenho um sério agravante, adoro postar fotos, o que piora a situação.
No início desse ano fiz um backup em pdf, no qual pretendo imprimir e dar a eles em forma de livro,ainda não decidi se irei parar,a idéia de ter um outro blog privado é válida, mas já adianto que morrerei de saudades da sua lucidez materna.

bjs

Ju


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: